Bom, desde cerca de Outubro de 2020 recebemos a notificação do LACNIC E do NIC.BR de que a pool de IPV4 reservada para transição ao IPV6 esgotou, portanto uma porção de solicitantes, em sua grande maioria ISPs entraram em ima fila de espera, onde desde já receberam seu prefixo IPV6 e aguardam para receber o IPV4, este recurso viria de endereços recuperados de organizações que deixaram de existir ou deixaram de pagar a anuidade do ASN.
Acontece que há um período em que esses blocos de IPV4 fiquem "de molho", cerca de seis meses, para voltá-los à pool de alocações às entidades que aguardam, cerca de 600 entidades estão na fila, na qual 170 estão aptos a receber imediatamente, assim que possível, calcularam um período de 12 meses para que estes recebam os recursos.
Porém qual o cenário atual?
Infelizmente o IPV6 ainda não foi amplamente adotado por diversos provedores de conteúdo e infelizmente, por mais que o ISP entregue IPV6, não dá para trabalhar somente com esta tecnologia, tampouco é viável utilizar algo como o XLAT464, devido ao principal obstáculo: CPEs compatíveis.
Eu acredito que se uma tecnologia demora muito tempo (pouco mais de 20 anos desde que o IPV6 foi inventado) e não é amplamente adotada, ela falhou nisto e deve-se buscar outras soluções.
Particularmente sou fã de algo menos complexo na transição como o Enhanced IP que para o pessoal que administra as redes corporativas seria mais fácil lidar, do que com o IPV6, que por parte sua complexidade pode ser o maior motivo pela falha em ser adotado em grande escala, pois diferente de um ambiente ISP - residencial, onde o usuário sequer faz ideia ou se importa que está usando IPV6, numa rede corporativa é diferente, precisa de um toque humano, para administrá-la.
Mas, nada disso é possível ainda, vivemos em um mundo em que todos estão conectados, diversos dispositivos IoT sendo inseridos na rede, ainda precisamos de IPV4...
O que acontece agora é o leilão de compra ou aluguel de blocos de IPV4.
Sites como este você pode verificar em tempo real os leilões disponíveis lá fora, porém aqui dentro isso ocorre de uma forma mais informal, como grupos de facebook ou whatsapp envolvendo assuntos de telecomunicações.
Ou mais fácil ainda acessar um site como este que lista os ASNs no Brasil e filtra pela maior quantidade de IPV4
Com este esgotamento e atraso da implantação do IPV6, sabendo que não há como empresas conectarem filiais e matriz com um /24, algumas empresas como lojas virtuais tem um ASN com um /24, eu raramente vejo justificativa para tal, tampouco algumas entidades como universidades etc terem um gigante bloco de IPs, creio que deveriam ser recolhidos e distribuídos a provedores de internet, estes sim justificam um motivo válido, pois mesmo realizando CGNAT e entregando IPV6, não há como ampliarem suas atividades sem IPV4 público disponível para tal expansão.
BLOG PESSOAL, CONSULTORIA COMERCIAL MOVEMOS PARA HTTPS://LEVELPLUS.COM.BR
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021
Sobre Esgotamento do IPV4
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Desbloqueio OLT Huawei
Além da antiga linha MA56XX R017 e R018, desbloqueamos OLTs da linha MA5800 sendo a X2 X7 X15 ou X17. Todas as controladoras MPLA, MPLB, MP...
-
Saudações, hoje vou deixar aqui como criar um proxy-cache utilizando o Debian Bullseye junto com unbound para consultas dns recursivo. Atual...
-
Este artigo supõe que seu PNETLab já esteja rodando e funcional, caso não tenha instalado ainda, siga a dica do camarada Christian do canal ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário