Recentemente tivemos um case de sucesso cujo cliente possuía um PC com um processador Intel Core I3 de terceira geração (modelo 3470) e queria testá-lo colocando esta maquina como B-RAS e separar borda e concentrador.
Pois bem, foi feito um up bacana nele com uma placa de rede Intel X520 e uma fonte Corsair para garantir que não nos deixe na mão.
Ligamos toda a base de clientes dele após ter feito alguns testes por alguns meses com alguns clientes, configuramos tal concentrador com uma pool de ipv4 privada que é feito cgnat no MikroTik de borda e contamos também com uma pool ipv6 entregando /56 na lan dos clientes conforme RFC.
O cenário é que temos uma máquina bem mais barata que uma CCR1009 (PC avaliado em 500 reais, fonte em 300, placa de rede em torno de mil reais) e com apenas 546 logins se comportou razoavelmente bem sem picos de CPU alto, mesmo em PPPoE, e entregamos utilizando controle de banda padrão Cisco que tem um "tchan" na hora do cliente consumir empurramos um pouco mais de banda por alguns segundos e depois o cliente consome exatamente o plano contratado, sem chegar abaixo do plano assinado.
Acreditamos que este B-RAS pode facilmente passar dos mil clientes sem efetuar quaisquer upgrades nele, tendo até mesmo mais capacidade que uma CCR1036/2116.